M

Vamos falar de intolerância a lactose?

Nysten Macedo      domingo, 6 de novembro de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

Como lidar Intolerância a Lactose

O que você precisa saber sobre intolerância a lactose

Antes de começar a falar da lactose, é necessário primeiro conhecer e saber porque existe tanta polêmica em torno deste carboidrato.

A lactose é o acúcar presente no leite e em todos os seus derivados, formado por dois tipos de carboidratos: a glicose e a galactose portanto, um dissacarídeo.

Mas este conceito logicamente você encontra em qualquer site de busca com muitas outras explicações científicas, mas o que nos importa saber aqui, é que muitas pessoas tem intolerância a Lactose.

O que é intolerância à lactose?

A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir completamente ou parcialmente a lactose, devido a uma deficiência de lactase.

A lactose não digerida é fermentada por bactérias da flora intestinal, resultando na produção de ácidos orgânicos e gases que provocam sintomas como: diarreia, cólicas, flatulência, dores abdominais, náuseas e vômitos.

A intolerância à lactose em adultos é bastante comum e afeta cerca de 40% dos brasileiros e 70% da população mundial, cujas causas estão muito relacionadas com a falta de produção de lactase na fase adulta.

E o que é lactase? A lactase é uma enzima que catalisa a hidrólise da lactose em glicose e galactose. Faz parte da secreção intestinal de mamíferos jovens e é essencial para a digestão do leite.

E como viver com intolerância a lactose?

Quem já tem a intolerância vive uma vida normal. Basta se acostumar a não ingerir os derivados de leite.

Mas muitos alimentos, principalmente bolos, pães, sorvetes tem o leite como componente principal em suas receitas. Pois bem… esta resposta já está pronta.

Existem outros tipos de leite: arroz, quinua, aveia, amêndoas e castanhas. Mas para saber qual o tipo se adapta a sua saúde, você precisa da supervisão de um nutricionista.

Veja, neste artigo (clique), tem algumas receitas sem lactose que você pode fazer em sua casa. Receitas bem variadas que podem substituir o leite de vaca numa boa.

Lembrando sempre: todas as pessoas que acham que, eliminar a lactose da sua vida ajuda a emagrecer ou coisa do gênero, já se sabe cientificamente que o leite e seus derivados são fontes de cálcio e tem triptofano, que é um aminoácido precursor do hormônio serotonina, responsável pela sensação de bem estar (ótimo para consumir na ceia, antes de dormir).

Neste caso específico, estamos falando de quem realmente não se sente bem em tomar leite. As causa já foram citadas acima.

Quer ver receitas saborosas sem lactose? Confira esse artigo (clique aqui) e você vai ver que, com ou sem leite a vida continua e com muito sabor, que é o que importa.

Veja também o vídeo abaixo, onde você pode descobrir quais são os alimentos ideiais para quem tem intolerância a lactose. 

Comentários

RECEBA TODAS AS ATUALIZAÇÕES!

Últimos Artigos

20 receitas zero lactose fáceis e deliciosas

domingo, 6 de novembro de 2016

Reeducação Alimentar para Emagrecer com Saúde

domingo, 6 de novembro de 2016

9 receitas deliciosas, fáceis e sem glúten

domingo, 6 de novembro de 2016

Vamos falar de intolerância a lactose?

domingo, 6 de novembro de 2016

O uso dos temperos na reeducação alimentar

domingo, 6 de novembro de 2016

A dieta líquida e seus benefícios

domingo, 4 de dezembro de 2016

5 receitas de sucos verdes para ajudar no emagrecimento

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Dê adeus aos laxantes: 4 receitas de sucos laxativos

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016


2016 - Orgulhosamente desenvolvido com OMB100, criado abaixo de muito café e chimarrão e feito com no Sul do Mundo.