M

Eliminar o glúten da dieta torna você mais saudável?

Nysten Macedo      domingo, 6 de novembro de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

Emagrecimento saudável é algo muito procurado por todos nos dias de hoje e não faz distinção de ninguém: mulheres, homens, idosos e muitas crianças que, sofrem com a obesidade por conta de uma alimentação errada.

Técnicas de alimentação, profissionais da saúde (nutrólogos, nutricionistas, endocrinologistas) são procurados para que se conheça o porquê de tantos distúrbios relacionados à comida.

Uma delas é conhecer ingredientes que são acrescentados a um dos alimentos mais consumidos em todas as partes do mundo: o pão!

O glúten é acrescentado ao seu preparo, e muitas pessoas tem até alergias com o acréscimo deste componente e muitos não consomem por motivos de saúde.

Outros, vão mais pelo lado estético, porque o glúten tem a fama de engordar.

E como eliminar este ingrediente? Mas afinal - O QUE É GLÚTEN?

Glúten é uma substância pegajosa que pode juntar uma coisa a outra. Também é uma glicoproteica encontrada ao lado do amido nas sementes de vários cereais.

Esta proteína é composta de glutenina e gliadina, o que representa 80% de proteínas de trigo. Ele pode ser obtido a partir da farinha de trigo, aveia, cevada e centeio, por meio de um processo de lavagem do amido, onde uma massa de farinha e água é criada lavando-a com água.

Quando não é usado para a alimentação, o processo pode ser efetuada por soluções salinas.

As pessoas portadoras de doença celíaca têm uma hipersensibilidade ao glúten, que pode ser resultado de uma alergia ou de intolerância ao glúten. Nestas pessoas o glúten provoca danos na mucosa do intestino delgado, impedindo uma digestão normal.

Após eliminar o glúten da dieta, o intestino volta a funcionar com normalidade, entre algumas semanas a até alguns meses. Outra manifestação de intolerância, porém mais rara é a presença de lesões na pele chamada dermatite herpetiforme.

Em geral pessoas celíacas que não sabem que sejam portadoras desta doença, ao ingerirem alimentos com glúten sentem uma discreta indisposição estomacal que se torna mais acentuada com o tempo.

Esta parte se resume ao fato das pessoas que possuem intolerância ao glúten. E no emagrecimento? Como se aplica este resultado?

Vamos aos fatos: a ingestão de glúten em excesso provoca a indesejável, intolerável e insustentável barriguinha que muitas mulheres e até homens não suportam. Existem substâncias neste componente que provocam inflamações que estimulam a formação de gordura.

Outro agravante é que, o glúten possui um tipo de enzima que produz colesterol, mesmo que sua alimentação seja balanceada. Sabe como ele atua? Como uma espécie de ladrão que rouba algumas atividades.

  • rouba o lugar da insulina, pois falta glicose nas células;
  • rouba endorfina, pois como ele te faz muito mal, ao consumi-lo, provoca um prazer momentâneo
  • rouba a energia, porque provoca cansaço e sono após uma refeição

Em outras palavras - sem o glúten na sua alimentação, você não tem indisposição, enxaquecas, inchaço, celulite.

Neste artigo, você encontrará algumas receitas que não possuem glúten para aqueles que têm a intolerância ao componente e para quem aderiu a dieta sem o glúten, mas não abrem mão de um pãozinho e um bolo para um chá da tarde!

Uma particularidade, é que em algumas das receitas ao invés do uso da farinha de trigo, que é famosa por ter na sua composição o Glúten, o uso é de amido de milho (para muitos, MAIZENA, sem fazer merchandising da marca), que não contém a substância.

Comentários

RECEBA TODAS AS ATUALIZAÇÕES!

Últimos Artigos

20 receitas zero lactose fáceis e deliciosas

domingo, 6 de novembro de 2016

Reeducação Alimentar para Emagrecer com Saúde

domingo, 6 de novembro de 2016

9 receitas deliciosas, fáceis e sem glúten

domingo, 6 de novembro de 2016

Vamos falar de intolerância a lactose?

domingo, 6 de novembro de 2016

O uso dos temperos na reeducação alimentar

domingo, 6 de novembro de 2016

A dieta líquida e seus benefícios

domingo, 4 de dezembro de 2016

5 receitas de sucos verdes para ajudar no emagrecimento

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Dê adeus aos laxantes: 4 receitas de sucos laxativos

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016


2016 - Orgulhosamente desenvolvido com OMB100, criado abaixo de muito café e chimarrão e feito com no Sul do Mundo.